TREINAMENTO PARA COMBATE À VIOLÊNCIA SENSIBILIZA A EQUIPE ESCOLAR DO COLÉGIO META

A veiculação em larga escala sobre possíveis ataques em massa nas escolas brasileiras, no dia 20 de abril, mobilizou a gestão do Colégio Meta, que optou por dedicar este dia ao treinamento de sua equipe escolar. A programação incluiu uma conversa aberta com a Direção, momento em que foram contextualizadas reflexões importantes acerca das relações no interior da escola, assim como compartilhadas todas as providências para dificultar o acesso de pessoas estranhas à comunidade escolar.
Na sequência, a Psicóloga Katia Aparecida Précoma abordou de maneira descontraída e envolvente, as ações das famílias, mais especificamente o papel dos pais, ou responsáveis, na supervisão de seus filhos frente ao desenvolvimento desenfreado da tecnologia, incluindo a forma como as relações se estabelecem no interior da família.
Chega a hora do guarda municipal Fábio Henrique da Chagas explicar as principais estratégias de defesa em situação iminente de ataque. Embora o tema fosse pesado, ele conseguiu total atenção dos presentes e tornou o momento leve com a sua natural irreverência.
Para finalizar, representantes do Conselho Tutelar e do Conselho Municipal da Criança e do Adolescente, a saber Adriana da Silva Vieira Antonio, Rosilene Aparecida de Castro, Eva Maria Ferreira e Rogério Siqueira, concluíram o treinamento com chave de ouro, ao analisarem o que vivemos hoje, enquanto consequência de históricos anteriores. As narrativas verídicas trazidas por eles tocaram significativamente os participantes.
Foram horas de intensa aprendizagem em total harmonia. Os convidados foram presenteados com flores brancas, simbolizando o amor e a paz. Dia marcado pela fundamentação necessária ao planejamento dos próximos passos, direcionados aos estudantes e às famílias da comunidade escolar, pois para transformar realidades é preciso que todas as partes estejam engajadas no mesmo enredo e fortalecidas pela confiança, empatia, pelo respeito, afeto e amor, considerado o mais eficiente antídoto contra a violência, o que pôde-se comprovar na dinâmica do abraço, proposta durante o treinamento.
O dia 20 de abril de 2023 marca duplamente a comunidade escolar do Colégio Meta, pois nesse mesmo dia, há dois anos, parte o Professor Luiz Carlos da Silva, fundador do Colégio e idealizador dessa proposta humanista, pioneira e imortal. Ele compreendia a escola como um local de construção de saberes academicamente estruturados, mas também e principalmente, como um local de cultivo da humanidade, por meio do estabelecimento de relacionamentos.