1ª MOSTRA DOS ITINERÁRIOS FORMATIVOS DO NOVO ENSINO MÉDIO DO COLÉGIO META

Colégio MetaArtigosComentar

Na última semana, noticiamos a realização de um evento cultural envolvendo os jovens da 1ª e 2ª Séries do Novo Ensino Médio do Colégio Meta. A 1ª Mostra dos Itinerários Formativos do Ensino Médio aconteceu no período compreendido entre os dias 21 e 25 deste mês e foi um sucesso!
A repercussão positiva em relação às produções apresentadas junto às famílias, aos convidados especiais e aos próprios estudantes nos conduziu a compartilhar aqui a essência de quais foram esses itinerários e as suas respectivas propostas, de acordo com os professores responsáveis.


Confira os itinerários desenvolvidos no Colégio para o Ensino Médio em 2022


EXPRESSÃO CÊNICA, PROFESSORA FLÁVIA ZAMBÃO
Nesse itinerário, trabalhamos a mímica e pantomima, cujo tema central foi “o corpo também fala”. Na pantomima, o ator é silencioso, com rosto pintado de branco, luvas, executando ilusões no espaço, normalmente com caráter cômico, as mãos e rosto são os pontos centrais da expressão. Por meio das mais diversas expressões corporais, é possível se comunicar e transmitir acontecimentos cotidianos e históricos.


INGLÊS INSTRUMENTAL, PROFESSOR JOÃO DANIEL
A proposta do tema evolution of mobile phones surgiu através de discussões em sala de aula, acerca da evolução da tecnologia e seus impactos na nossa sociedade. O que mudou? Houve melhora?
Como as pessoas viviam sem essa tecnologia? Tais perguntas levaram o grupo a pensar: “qual foi o impacto na sociedade com o advento dos aparelhos celulares?”


O DIREITO NO DIA A DIA, PROFESSOR LUCAS
A proposta de realizar um tribunal simulado no itinerário de direito no dia a dia surgiu após os estudantes terem contato com as noções mais elementares presentes na ciência jurídica.
Principalmente, ao estudar as funções essenciais à justiça, buscou-se exercitar tais conceitos, correlacionando-os com os demais estudados, por meio de uma atividade prática que pudesse sintetizar com maior amplitude situações vivenciadas no cotidiano jurídico brasileiro.


EMPREENDEDORISMO, PROFESSOR MÁRCIO
A partir da análise de perfil, características, habilidades e competências necessárias aos empreendedores, os estudantes reconheceram a importância do empreendedorismo para a sociedade.
Identificaram oportunidades de negócios, explorando conceitos e definições sobre crises, oportunidades, e recursos da tecnologia da informação na criação de novos negócios. Usaram planilhas e outras ferramentas para estruturar planos de negócio.

TRAJETÓRIAS PROFISSIONAIS, PROFESSORAS ELIANA E LAÍS

Uma trajetória é um caminho de desenvolvimento, de complexidade crescente, onde estão definidas as competências e os requisitos necessários ao aprofundamento técnico, ou especialização em uma área. Durante todo o ano foram trabalhados temas sobre o mundo do trabalho , consolidação das leis trabalhistas dos principais países do mundo, comparando-as com as do Brasil, além de um projeto de vida ligado à área preferida dos estudantes.


CORPO E MOVIMENTO, PROFESSOR WILLIAM
Foi proposto aos estudantes que participassem de processos de criação e produção colaborativa e coletiva em teatro, dança e circo. Foram selecionados e mobilizados, intencionalmente e em um ou mais campos de atuação, recursos, suportes, materiais, ferramentas e procedimentos, para reconhecer, analisar e produzir performances corporais, com viés artístico.
Agora, conheça os itinerários integrados desenvolvidos na 2a série do Ensino Médio.


AS DINÂMICAS DO CORPO: SAÚDE E MOVIMENTO, PROFESSORA CAROL ZAZERI
A meta era proporcionar aos estudantes a compreensão da dinâmica do movimento humano e como as transformações estéticas, fisiológicas e psicológicas a influenciam, atrelando práticas corporais com melhoria da qualidade de vida.


ESCRITA CRIATIVA E MÍDIAS, PROFESSORA RENATA
Trabalhamos muito para apresentar aos jovens possibilidades de ingresso no mercado de trabalho por meio da produção de textos midiáticos com propósito de venda.


O CORPO NA MÍDIA E SUAS MÚLTIPLAS REPRESENTAÇÕES, PROFESSORA FLÁVIA ZAMBÃO
Sugeri à turma para desenvolvermos tipos de jornalismo que representasse a voz dos alunos e trouxesse temas do seu universo, questões relevantes à comunidade escolar, assuntos políticos, esportivos, cidadãos, criminais, entre outros. Ao fazer jornalismo, o aluno aprende que notícias devem ser objetivas e precisam mostrar diversos lados da mesma história, assim como entendem que fatos devem ser baseados em evidências e informações vindas de especialistas.


PROGRAMAÇÃO E JOGOS, PROFESSOR WELLINGTON
Assim como a lógica de programação pode ajudar na criação de tecnologias que melhoram a rotina das pessoas, ela também permite desenvolver ferramentas que beneficiam o aprendizado. Isso pode acontecer de várias maneiras, como plataformas interativas, aplicativos de ensino, ou por jogos.
Ao aprofundar os conceitos internalizados, na prática, nossos jovens concluíram seus processos de descobertas e puderam aprimorar o que conseguiram produzir inicialmente. Foi bem gratificante!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *