COLÉGIO META INDAIATUBA É REFERÊNCIA EM EDUCAÇÃO

Colégio MetaArtigosComentar

Como o processo de matrículas se organiza, no Colégio Meta?
Há algum tempo nossos corredores são percorridos por visitantes, interessados em conhecer melhor a proposta pedagógica em vigor e ingressar no Colégio. Isso é comum nas escolas, nesta época do ano, pois as campanhas de matrículas sempre se iniciam entre os meses de agosto e setembro, se estendendo até o início do período letivo subsequente. Nosso período de reservas de vagas e matrículas é planejado
com antecedência, atenção e cuidado. A equipe escolar é integralmente preparada para receber e acolher as famílias das crianças e jovens que já fazem parte do quadro de estudantes, assim como aquelas que desejam ingressar no Colégio.

Para além dos procedimentos burocráticos e assinatura de contratos

Para além da entrega de documentos e assinatura do contrato, a meta é preservar atendimento afetivo e personalizado de modo a estabelecer real conexão com todas as demandas dos estudantes e de suas famílias, sejam eles veteranos, ou ingressantes. A recepção de novos alunos se inicia pelas dedicadas meninas do Setor de Atendimento, sempre disponíveis a exercitar escuta atenciosa. Estabelecido esse primeiro contato, famílias e estudantes são encaminhados para uma entrevista com as Coordenadoras, ou Assistentes de Coordenação. É nesse espaço de fala e de escuta, que acontece a conexão entre escola e família, momento importante para o estabelecimento de vínculos efetivos.

Preocupação com os cuidados, o afeto, acolhimento e a eficácia
Essa preocupação em acolher com cuidado é marca registrada do Colégio Meta e faz parte de seus princípios, afinal, sua missão prevê um trabalho pautado no respeito, na individualidade e na formação ética, cidadã e integral dos educandos. É exatamente por estabelecer compromisso com a Educação e reconhecer a responsabilidade requerida ao lidar com crianças e jovens em formação, que o Colégio Meta se destaca como escola de referência em Educação na Cidade. Atualmente, possui cerca de 1.300 alunos, alocados nas duas Unidades, Jardim Regina e Itaici. Esse cenário é motivo de muito orgulho para toda equipe escolar, que gostaria imensamente de acolher a todos os interessados.
Porém, muitas turmas de séries e modalidades variadas se completaram no período de rematrícula dos veteranos, o que ocasiona a necessidade de abrirmos listas de espera por vagas cada vez maiores, de ano para ano.

Como funcionam as listas de espera?
Em não havendo disponibilidade imediata de vagas, é possível registrar-se em uma lista de espera. Se a vaga surgir, o Setor de Atendimento estabelece contato imediato com os interessados. Outro aspecto bastante importante é que o atendimento às necessidades dos estudantes veteranos é prioridade em relação aos ingressantes. As manifestações de interesse e possíveis atendimentos às demandas ocorrem anualmente.

O Colégio Meta é inclusivo?
Em relação às situações de inclusão, o Colégio Meta dedica-se, incansavelmente, ao acolhimento dos portadores de necessidades específicas. Mas, estabelece limites de situações de inclusão por turma e modalidades para garantir desenvolvimento e ensino qualitativos. Afinal, não basta acolher, é preciso ser eficiente no ensino de todos e transformar realidades, superando cada desafio. Incluir demanda seriedade e intensa responsabilidade por parte de toda a equipe escolar. Por ser uma escola com viés humanístico, a tendência é estabelecer relações afetivas imediatas e desejar acolher sem limite algum. Por essa razão, estabelecemos procedimentos bem claros e definidos, pois a meta é fazer sempre mais e melhor por nossos estudantes, em parceria com as famílias.

Há planos para a ampliação do Colégio Meta?
Há algum tempo foi idealizado um projeto arquitetônico para a ampliação das instalações da Unidade Itaici. Esse projeto, bastante ousado e inovador, está em fase de planejamento para execução. Então, oportunamente divulgaremos maiores informações.