COLÉGIO META, ESCOLA QUE SENTE:

Colégio MetaArtigosComentar

RELAÇÃO ENTRE AFETIVIDADE, ENSINO E APRENDIZAGEM.

Afetividade, o que significa esse termo tão utilizado em diversas situações? Ser afetivo está relacionado à demonstração de um sentimento de querer bem, de cuidar do outro, verdadeiramente se importando com ele. É por meio da afetividade que se estabelecem vínculos entre as pessoas, os quais se fortalecem pela convivência.

Ainda sobre a afetividade é também relevante saber que ela está diretamente conectada à formação do caráter dos indivíduos. Assim, os sentimentos afetivos exercem um importantíssimo papel durante toda a vida, sobretudo na infância, quando o encantamento com as descobertas, frente ao conhecimento do mundo circundante, são intensas e representam o princípio da educação formal.
Você deve estar se perguntando qual a relação entre afetividade, ensino e aprendizagem, não é mesmo? Pois bem, vamos lá. A educação se transformou em muitos aspectos e continua se transformando a cada dia. Muitas vezes, quando pensamos em educação, logo vem em mente o saber pedagógico, os conteúdos, o conhecimento dos conceitos acadêmicos, o sucesso nos vestibulares e no ENEM. Porém, é preciso focar o olhar naquele que representa a demanda principal das escolas, o estudante e, nesse caso, é essencial que o processo de aprendizagem envolva aspectos cognitivos e socioemocionais, o que implica na necessidade de olhar também para a história de vida e os sentimentos que permeiam a essência de cada um dos estudantes.
Oferecer uma educação afetiva deve, portanto, ser o foco das instituições de ensino e dos professores, por se tratar de um elemento que auxilia a formação do caráter e condiciona ações comportamentais dos educandos. Compreender a escola como a continuidade ampliada do universo familiar é a chave para uma formação integral e bem sucedida.
O Colégio Meta volta seu olhar para a importância da afetividade e o desenvolvimento de habilidades socioemocionais. O programa LIV (Laboratório Inteligência de Vida), mobiliza todos os segmentos, envolvendo estudantes da Educação Infantil ao Ensino Médio. Mas, isso não basta, porque também é preciso formar e engajar a equipe escolar e as famílias, para o enfrentamento dos desafios impostos pela sociedade contemporânea.
Em todas as aulas e atividades, constata-se a presença marcante das relações afetivas. Talvez, por isso, o comportamento dos estudantes é sempre tão tranquilo, suave, receptivo, cooperativo. Para resgatar a humanidade é preciso resgatar as relações humanas, as quais se tornaram extremamente complexas na atualidade.