O FIM DO ANO TAMBÉM REPRESENTA INÍCIO DE NOVOS CICLOS NO COLÉGIO META

Colégio MetaArtigosComentar

Além das festividades natalinas, o fim do ano nos remete às solenidades de conclusão de curso.
Todo fim de ano é recheado de formaturas, habitualmente definidas como eventos sociais, ritualísticos e simbólicos extremamente importantes na construção de memória afetiva, refletida nas responsabilidades contempladas em três dimensões fundamentais e profundas das etapas da vida: eu comigo mesmo, eu com a sociedade, eu com a Natureza. O educador Paulo Freire já destacava que não há saber mais ou saber menos, há saberes diferentes, todos com lugar, sentido e função na sociedade.
Temos observado que a sociedade contemporânea vem perdendo a essência transformadora e fixadora de valores e, por essa razão, vale lembrar que esse rito de passagem, ao qual intitulamos de cerimônia solene de entrega solene dos certificados, é um rito pleno de valores, um momento de comemoração, mas também de reflexão, de reconhecimento e de preparação para novos compromissos, missões e desafios.

Você com certeza já esteve em alguma festa de formatura, já participou de alguma, ou até mesmo idealizou o seu grande dia, certo? Essa cerimônia, assim como todos os rituais que marcam a nossa história, simboliza a transição de uma fase muito importante da nossa vida acadêmica, seja da Educação Infantil para o Ensino Fundamental, do Ensino Fundamental para o Médio, do Ensino Médio para o superior, ou até mesmo da mais significati, a formação do Ensino Superior, que indica a passagem do papel de estudante para o profissional, um grande marco na mudança de status social das pessoas enquanto indivíduos na sociedade.
Como sabemos, os rituais têm enorme importância para nós, e eles acontecem desde o dia do nosso nascimento. Eles são responsáveis por marcar a mudança de ciclo e eternizar os momentos mais especiais da nossa história. Por tudo isso, o Colégio Meta se dedica a planejar as formaturas de suas turmas concluintes de cada modalidade da Educação Básica com extremo cuidado e afeto.
Neste fim de ano, a turminha da 2a Etapa da Educação Infantil do Colégio já vivenciou seu dia memorável, uma encantadora solenidade que refletiu exatamente o perfil das crianças, uma festa colorida, descontraída, leve e muito alegre, que garantiu a integração entre todos, famílias, estudantes, convidados e equipe escolar.
No último sábado, 10 de dezembro, foi a vez dos jovens da terceira série do Ensino Médio vivenciarem seu momento de glória, uma solenidade belíssima e marcante, absolutamente conectada ao perfil e às expectativas da faixa etária.
Para finalizar o elenco das solenidades deste ano de 2022, será realizada a cerimônia solene de entrega de certificados aos estudantes do 9o ano do Ensino Fundamental anos finais em 17 de dezembro, que promete encerrar com chave de ouro o ciclo dos rituais solenes deste ano letivo.

Todos os eventos ocorrem em espaços externos e apropriados à finalidade, para que acolham confortavelmente a comunidade escolar participante. Para além do rito marcante e memorável, prevalece a meta de proporcionar aos estudantes e suas famílias o melhor evento e a felicidade que todos merecem sentir.