SETEMBRO AMARELO NO COLÉGIO META: PROMOVENDO A VIDA E A HUMANIDADE

Já é setembro, mês que ganhou uma cor especial há alguns anos, o amarelo. Essa tonalidade
passou a representar muito mais do que apenas uma cor, ela se tornou símbolo do Setembro Amarelo,
movimento global de conscientização e prevenção ao suicídio. Neste ano, o Colégio Meta novamente abraçou essa importante causa e está promovendo um mês inteiro de atividades direcionadas à valorização da vida e humanidade.
A programação do Setembro Amarelo no Colégio Meta é ampla e diversificada, abrangendo alunos, pais e toda a comunidade escolar. Um dos destaques são as palestras reveladoras, ministradas por psicólogos experientes, que abordam temas relacionados à saúde mental, prevenção ao suicídio e estratégias para lidar com o estresse e a pressão da vida contemporâne. Essas palestras promovem momentos fundamentais para a sensibilização e o esclarecimento de dúvidas, tanto para os estudantes,quanto para os pais.

Além das palestras, o Colégio incentiva diversas campanhas solidárias, visando ao cultivo da solidariedade e empatia. Os estudantes são incentivados a colaborar ativamente com essas campanhas, na arrecadação de alimentos, brinquedos e outros itens, que serão destinados a instituições beneficentes locais. Essa ação não apenas ajuda quem precisa, mas também fortalece o senso de responsabilidade social dos estudantes.

Os intervalos interativos são momentos de descontração e aprendizado. Durante o mês de setembro, o Colégio Meta organiza atividades lúdicas e dinâmicas integradoras que promovem a autoestima, a empatia e o respeito entre os alunos. Esses intervalos se transformam em excelentes oportunidades para que os estudantes se conectem uns com os outros de maneira mais profunda, fortalecendo os laços de amizade e compreensão.

Uma das características mais marcantes deste Setembro Amarelo no Colégio Meta são as instalações artísticas espalhadas pela escola. Os alunos se envolvem na criação de murais, painéis e outras produções artísticas que expressam mensagens de esperança, amor próprio e solidariedade. Essas instalações artísticas não apenas decoram o ambiente escolar, mas também servem como lembretes diários da importância de cuidar da saúde mental e apoiar aqueles que estão passando por dificuldades.

O professor Renan Gomes de Oliveira, de Educação Socioemocional, destaca a relevância dessa iniciativa: “O Setembro Amarelo é um mês de reflexão e ação. Queremos que nossas crianças e nossos jovens se sintam apoiados, capacitados para lidar com os desafios emocionais da vida. Ao promover a empatia, o respeito e o afeto, estamos construindo uma comunidade mais forte e compassiva.”

Este mês de prevenção ao suicídio é uma lembrança poderosa da nossa humanidade compartilhada. No Colégio Meta, a missão é clara: promover a vida, o cuidado com o próximo e o amor próprio. Cada atividade realizada durante o Setembro Amarelo é um passo em direção a uma comunidade mais consciente, solidária e resiliente.

O Colégio Meta convida todos a se juntarem a eles neste Setembro Amarelo e a abraçarem a causa da prevenção ao suicídio. Juntos, podemos fazer a diferença e promover um mundo onde a vida seja valorizada em sua plenitude.