SAÍDAS PEDAGÓGICAS NO COLÉGIO META MOMENTOS PLENOS DE CONHECIMENTO!

Colégio MetaArtigosComentar

O Colégio META planeja suas saídas pedagógicas e educacionais de acordo com os projetos e conteúdos desenvolvidos pelos professores em sala de aula. Trata-se de uma ação interdisciplinar, pois envolve diversas áreas do conhecimento, a fim de proporcionar aprendizagem mais ampla, contextualizada e
significativa aos estudantes.

Neste mês de agosto, o Colégio realizou diversas saídas pedagógicas, iniciando o segundo semestre com motivação redobrada. O repertório do Ensino Fundamental (anos finais) foi mesmo incrível. Os 6ºs Anos foram à Fazenda Ituaú, na cidade de Salto, onde complementaram o conteúdo estudado em Ciências e
Geografia. Resgatou-se a qualidade de vida oferecida no campo, desenvolveu-se o gosto pela alimentação saudável, bem como a importância da utilização consciente da água e quais são os tipos de irrigação existentes. A fazenda ofereceu uma rica infraestrutura, além de atividades muito prazerosas e educativas tais como visita na área de produção, onde semearam, plantaram e conheceram as características das plantas e do minhocário, além da visita e alimentação dos animais da fazenda. Para tornar as atividades ainda mais atrativas, os jovens saborearam deliciosos cafés, da manhã e da tarde, e um almoço típico da fazenda.
Os 7os Anos embarcaram em uma viagem maravilhosa ao ZOOPARQUE. Fundado há mais de 20 anos, é considerado o maior zoológico particular do Brasil. Está inserido em um fragmento de Mata Atlântica e lá os animais vivem em amplos ambientes naturais que valorizam o seu bem-estar e a qualidade de vida. A principal filosofia do Zooparque é realizar ações que promovam, por meio da educação ambiental, a conscientização dos visitantes sobre a importância de preservar o meio ambiente. O Zooparque Itatiba desenvolve diariamente atividades voltadas à conservação de espécies ameaçadas. Possui um setor especializado na manutenção e na criação de filhotes. No local são recebidos anualmente dezenas de filhotes, provenientes em sua maioria de animais nascidos no próprio Zoo, ou resgatados da fauna por agentes dos órgãos ambientais da região. Na Maternidade, os animais são acompanhados e monitorados diariamente. Os alunos foram recebidos pelo biólogo do zoo onde tiveram total acesso a esse mundo incrível. Foi uma visita inesquecível!
Já os 8ºs visitaram o Aquário de São Paulo, no bairro do Ipiranga. O primeiro Aquário Temático da América Latina passou por diversas ampliações e atualmente conta com área de 15 mil metros quadrados e 4 milhões de litros de água, onde habitam milhares de animais de centenas de espécies. O ASP completa 11 anos de história mantendo-se como referência em tratamento, bem estar e manejo de animais. Além disso, ao longo desses anos de história, o ASP tem contribuído com diversos projetos de conservação. Para completar esse circuito, nada melhor do que uma esticadinha até o Museu Catavento, Espaço Cultural da Ciência.
Espaço lúdico, social e cultural, rico em objetos e ambientes de aprendizagem interativos e informais, que
contribuem para o desenvolvimento da infância e da juventude, despertando a curiosidade e o interesse pela ciência. O espaço fica no Palácio das Indústrias, antiga sede da Prefeitura de São Paulo, o Espaço Cultural da Ciência.
Para finalizar, os 9os Anos visitaram Paranapiacaba, única vila ferroviária do Brasil conservada desde a
sua fundação, cidade tombada pelo Patrimônio Histórico e Cultural, repleto de belezas naturais do bioma da Mata Atlântica e um rico acervo histórico a céu aberto. Surgiu como centro de controle operacional e
residência para os funcionários da companhia inglesa de trens, companhia esta que operava a estrada de ferro que realizava o transporte de cargas e pessoas do interior paulista para o porto de Santos. Primeiramente, serviu como transporte de passageiros; também serviu como escoamento da produção de café da província paulista para o porto de Santos. No ano de 1898, foi erguida uma nova estação com madeira, ferro e telhas francesas trazidos da Inglaterra. Os alunos visitaram o Clube Lyra Serrano, centro de Arquitetura, a Casa da Memória e Antigo Mercado, o Museu Castelinho (Casa do Engenheiro Chefe) e o Museu Ferroviário Funicular. Além das visitas aos museus, realizaram uma caminhada pelos pontos históricos e uma trilha ecológica pelo núcleo ambiental Olho D’Água.
As saídas pedagógicas proporcionaram momentos produtivos e plenos de conhecimento!