PROJETO DE PREVENÇÃO À DENGUE: COLÉGIO META UNE EDUCAÇÃO INFANTIL E ENSINO FUNDAMENTAL I NESSA INICIATIVA

No Colégio Meta, a prevenção à Dengue ganhou um aliado poderoso: a educação. Por meio de um projeto envolvendo a Educação Infantil e os anos iniciais do Ensino Fundamental, as professoras e coordenadoras não apenas despertaram a curiosidade dos pequenos, mas também os transformaram em agentes ativos na luta contra o mosquito transmissor da doença.

Uma das estratégias centrais do projeto foi uma história envolvente, onde o principal protagonista era justamente o mosquito Aedes aegypti. Essa abordagem lúdica permitiu não apenas informar, mas também cativar a atenção das crianças, tornando o aprendizado sobre prevenção à Dengue uma experiência envolvente, prazerosa e marcante.

Ao longo do projeto, as crianças assumiram o papel de propagadores das medidas preventivas, compartilhando com suas famílias e comunidade os conhecimentos adquiridos em sala de aula. Desde a identificação dos possíveis criadouros do mosquito até a conscientização sobre a importância de medidas simples, como o uso de repelentes e telas de proteção, as crianças se tornaram verdadeiros multiplicadores de boas práticas.

A ação não se limitou apenas ao ambiente escolar, as parcerias com órgãos municipais de saúde foram estabelecidas, reforçando o compromisso da escola com a comunidade.

O resultado não poderia ser mais gratificante. O engajamento das crianças e a disseminação das informações sobre prevenção à Dengue certamente estão contribuindo para a redução dos casos, na em que promovem conscientização sobre a importância de medidas preventivas em saúde pública.

Para as coordenadoras pedagógicas Fabíola Rodrigues e Gislaine Fanger, ver o entusiasmo e o comprometimento das crianças com uma causa tão importante foi uma realização gratificante. “É emocionante ver como as crianças absorveram os conhecimentos e se tornaram verdadeiros agentes de transformação em suas comunidades”, destacaram as coordenadoras.

O projeto de prevenção à Dengue do Colégio Meta demonstra a importância da educação na promoção da saúde e proporciona referências para outras instituições educacionais. Ao unir ludicidade, informação e engajamento comunitário, a escola demonstra que é possível combater doenças transmitidas por vetores de forma eficaz e transformadora, desde criança.