PROERD E COLÉGIO META FORMANDO CIDADÃOS NA LUTA CONTRA AS DROGAS

Neste mês de dezembro, o compromisso com a prevenção e a construção de um futuro saudável foi evidenciado na formatura do Programa Educacional de Resistência às Drogas (PROERD), destinado aos estudantes do 5º e 7º anos do Ensino Fundamental. O evento, que aconteceu em um clima de festividade e aprendizado, reforça o empenho em cultivar valores fundamentais desde a infância, reafirmados no início da adolescência.

O PROERD, sigla para Programa Educacional de Resistência às Drogas, é uma iniciativa educacional de alcance nacional que visa fornecer ferramentas para que crianças e adolescentes possam tomar decisões seguras e saudáveis, resistindo à pressão do uso de drogas. A formatura desses pequenos participantes destaca a importância da prevenção desde o início da escolaridade.

Durante a cerimônia, crianças e jovens demonstraram não apenas conhecimento sobre os riscos das drogas, mas também o comprometimento em resistir a essas influências negativas. Os estudantes do 5º e 7º anos foram protagonistas na conclusão do programa, assumindo compromissos com um estilo de vida saudável e longe do uso de substâncias prejudiciais.

O PROERD não se limita apenas a informar sobre os perigos das drogas, mas também promove valores como responsabilidade, respeito, cooperação e autocontrole. Essas lições são fundamentais para o desenvolvimento integral das crianças, preparando-as para tomar decisões conscientes e construir relações saudáveis ao longo da vida.

A presença de autoridades locais, educadores, familiares e amigos reforçou o apoio comunitário a essa iniciativa preventiva. A formatura do PROERD não é apenas um evento, mas um marco na formação dessas crianças como cidadãos conscientes e comprometidos com um futuro livre das ameaças das drogas.

A prevenção ao uso de drogas é uma responsabilidade compartilhada e, ao ser integrado ao currículo escolar, o PROERD proporciona um ambiente propício para a construção de uma sociedade mais resiliente e saudável. Os formandos não apenas absorveram conhecimento sobre os riscos, mas internalizaram valores que os guiarão em suas escolhas ao longo da vida.

Que essa formatura seja um dos marcos iniciais para uma geração que cresce com consciência, determinação e a compreensão de que a prevenção é a chave para um futuro promissor e livre dos
malefícios das drogas. O PROERD deixa seu legado, formando não apenas estudantes, mas agentes
ativos na construção de uma sociedade mais saudável e resiliente.