PAIS E ESTUDANTES DO ENSINO FUNDAMENTAL II E ENSINO MÉDIO EM ABSOLUTA SINTONIA NO FESTIVAL ESPORTIVO

No último sábado, 15 de abril, foi a vez dos jovens do Ensino Fundamental anos finais e Ensino Médio mostrarem seus talentos esportivos em um evento de intensa interação, nas instalações da ARENA 77. Desta vez, teve futsal o dia todo, afinal, esse evento já é tradicional e muito esperado pelos jovens estudantes.
Todos os anos, o Colégio Meta promove ao menos um evento esportivo externo para esses segmentos. A novidade deste ano foi o engajamento das famílias, afinal, cada vez mais se fortalece a convicção de que educar para a atualidade exige a efetiva parceria entre família e escola, principalmente frente aos contextos desafiadores da sociedade contemporânea.
Durante o período da manhã, ocorreram os jogos do Ensino Fundamental anos finais, em dois blocos. À tarde, foi a vez da galera do Ensino Médio ocupar o espaço e os corações eufóricos dos torcedores. O espaço foi carinhosamente preparado para recepcionar e acomodar as famílias, que vieram muito dispostas a prestigiar e torcer, por seus filhos e também por outros jovens.
Diferente de um campeonato, que naturalmente valoriza bastante a competitividade, o que moveu ambos os festivais promovidos no Colégio Meta, neste ano, foi a oportunidade de se divertir e integrar, ao mesmo tempo em que se consolidam as habilidades desenvolvidas durantes as aulas de Educação Física, de acordo com o planejado e a fase de desenvolvimento dos jovens participantes.
Esse processo também oportuniza a educação dos adultos, assim como deve ocorrer nas instituições de Educação Básica, compreendidas como local de ampliação da convivência social, onde se aplicam os valores e princípios cultivados no âmbito familiar. A primeira tarefa complexa propõe a compreensão de que as regras são construídas gradativamente, em harmonia com a idade e o contexto. Depois, é preciso muita habilidade argumentativa para romper com o paradigma de que só se deve entrar no jogo se for para ganhar.
Ganhar, ou perder, é consequência do fazer, participar e de motivar crianças e jovens em formação para desenvolverem a prática esportiva. O futebol foi escolhido por ser ainda o esporte mais popular entre os brasileiros. No olhar e comportamento dos pais presentes, nota-se, mais uma vez, sucesso absoluto na compreensão da proposta que, além de mobilizar para prática esportiva, mobilizou a comunidade escolar para ações solidárias e empáticas. A entrada no evento foi a doação de itens de limpeza e higiene pessoal para a ONG Formiguinhas do Amor, que presta assistência apessoas em situação de vulnerabilidade. É o Colégio Meta em Ação novamente, cumprindo com sua função social e multiplicando a esperança.

Realmente a emoção ficou bem mais forte, pois a habilidades e competências desses admiráveis jogadores superaram as expectativas. Mais um momento ímpar e memorável, principalmente porque as relações humanas e o acolhimento invadiram o Festival, preenchendo cada pedacinho do Arena 77. De acordo com o que reafirma a gestão da escola, a melhor parte da proposta se revela na motivação e alegria de estudantes e familiares, os quais conhecem bem a identidade do Colégio Meta e compartilham da mesma missão: formar cidadãos integrais e transformadores.