O SETEMBRO AMARELO NO COLÉGIO META

Colégio MetaArtigosComentar

Perto de um milhão de pessoas tiram a própria vida todos os anos. No Brasil, o suicídio é considerado a quarta maior causa de morte entre jovens de 15 a 29 anos, de acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS). Outro dado relevante, segundo a Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP), é que 60% das pessoas que se suicidam nunca se consultaram com um profissional especializado em saúde mental.

Assim, torna-se imprescindível falar sobre o assunto desde cedo, tanto na escola quanto em casa, para que possa ser construída uma rede de apoio importante em torno dos jovens, preventivamente. As crianças e os jovens costumam passar a maior parte do dia na escola, onde convivem com colegas e desenvolvem as suas habilidades socioemocionais. Tais habilidades são aperfeiçoadas por meio do desenvolvimento da inteligência emocional, que é demonstrada a partir dos comportamentos que apresentamos em relação a nós mesmos e aos outros. Estimular a inteligência emocional é muito importante para que os jovens consigam entender seus sentimentos e, reconheçam o sentimento de outras pessoas, gerenciem as suas emoções e busquem ajuda para os seus problemas.

É importante lembrar aqui que a adolescência é uma fase caracterizada por inúmeras mudanças físicas e emocionais, o que pode afetar a saúde mental dos jovens. Trabalhar a campanha Setembro Amarelo nas escolas é fundamental para conscientizar sobre a prevenção do suicídio e incentivar os estudantes a buscarem ajuda psicológica quando necessário.

Iniciada em 2015, a campanha Setembro Amarelo reserva este mês para ações que previnam o suicídio. Seu principal objetivo é quebrar o tabu de falar sobre suicídio e salvar vidas. No Colégio Meta, os estudantes já aprenderam a conhecer os seus próprios sentimentos e, por meio do programa LIV (Laboratório Inteligência de Vida), desenvolvem habilidades socioemocionais. Nesse contexto, há dois anos o Setembro Amarelo toma conta de todos os ambientes da escola, neste mês. Palestras, rodas de conversa, mobilizações, intervenções e instalações, são algumas das principais produções dos estudantes, após um período intenso de muito trabalho elucidativo. Resultado lindo de se ver, com os olhos e o coração. Depois do trabalho, o que se percebe primeiro é a transformação do espaço escolar e muito engajamento dos estudantes. A seguir,  a conexão ocorre em torno das mobilizações, com o foco de espalhar afeto, empatia e apoio ao próximo, elevando a sua autoestima.

Neste ano, o período de mobilização ficou concentrado na última semana de setembro. No sábado, dia 24, momento elucidador voltado aos pais em torno do tema “Saúde mental e setembro amarelo: a família em foco”, seguido de dinâmica LIV. Durante a semana subsequente, a agenda interna e externa está repleta de acontecimentos, todos reflexivos e motivadores, provando que pequenas ações de humanidade podem fazer muita diferença na vida das pessoas ao nosso redor.