O JOVEM NO ENSINO MÉDIO

Colégio MetaNotícias

foto_textoFalar do jovem na atualidade é muito complexo. Direcionamos nosso olhar a partir da família e da escola, como principais instituições responsáveis pela formação da personalidade do jovem. Nessa relação, família e escola, focamos nosso olhar pra os aspectos políticos e pedagógicos, que permeiam todo processo.

Compreendemos a família como a primeira instituição da personalidade do sujeito, pois é nela que incorporamos nossas primeiras concepções de mundo e de sujeito. E quando o jovem chega ao Ensino Médio, muitas vezes, os responsáveis enfrentam dificuldades para acompanhar os filhos no processo escolar, pois além do currículo apresentar maior número de disciplinas, exige também certo domínio de conhecimentos específicos. Sendo muito importante, nesta etapa, a colaboração dos responsáveis como podemos citar:

• Valorizar as atividades escolares, como etapa de crescimento intelectual;
  • Observar e acompanhar a rotina acadêmica;
  • Alertar sobre as responsabilidades que acompanham a autonomia;
  • Manter contato com a Coordenação do Colégio para se informar sobre o desempenho do aluno;
  • Estabelecer uma boa parceria entre família e Colégio, pois esta relação fortalecerá tanto o trabalho dos professores que acompanham esses jovens, como a orientação desenvolvida pelos responsáveis por eles.

O jovem se encontra numa fase da vida caracterizada por uma série de transformações biológicas, psicológicas e sociais, as quais trazem mudanças corporais, de maturação sexual e hormonais, que repercutem na autoimagem de cada um . A busca pela autoafirmação e pela construção de identidade marca a sua relação com o grupo em que atua. Este também é um período em que o jovem, ao buscar sua autonomia adquire novas responsabilidades, desenvolve sua capacidade de julgamento e constrói novas formas de pensar relações familiares com o grupo de colegas e com a própria sociedade.

Considerando esse quadro, o Colégio Meta, está trazendo diversas novidades para os alunos de seu Ensino Médio. De acordo com Andréa Romão, Coordenadora Pedagógica do Ensino Médio, da Unidade I do Colégio Meta, “ este é um período de muitas dúvidas em relação ao futuro pessoal, profissional e acadêmico de nossos jovens, por isso temos de ser atuantes e atentos para que possamos minimizar os impactos em suas vidas”.

Para conhecer mais sobre o COLÉGIO META, visite uma de suas unidades: Unidade I, no Jardim Regina, Unidade II, Itaici ou visite o portal www.colegiometa.com.