O início das aulas e o período de adaptação

Colégio MetaNotícias

As aulas voltaram e com elas a insegurança da família e das crianças diante da separação que, mesmo momentânea, é tão dolorida. Esse é um sentimento natural, pois quase tudo é novidade e o novo, muitas vezes, nos causa medo.

Se o novo gera insegurança em qualquer idade, com as crianças esse processo é ainda mais intenso. Saindo de suas zonas de conforto e do aconchego de suas casas, os pequenos se veem em um ambiente coletivo com regras diferentes das impostas por seus pais. Além disso, passam a conviver com adultos e crianças inicialmente estranhos.

A adaptação escolar não acontece apenas quando uma criança começa a frequentar o Colégio desde muito cedo, com dois, três ou quatro anos de idade, mas sempre que se depara com uma nova etapa de ensino ou um novo ambiente, como uma mudança de escola ou de turma.

Porém, o medo e a insegurança não precisam fazer parte do cenário do início das aulas de nossos pequenos. É possível diminuir o desconforto e proporcionar uma adaptação tranquila para as crianças e suas famílias.

O choro nos primeiros dias de aula é normal e não deve ser banalizado. É a forma que a criança tem de demonstrar o que está sentindo. Nesse momento, o professor deve confortar os pequenos e oferecer atividades atrativas.  Além do choro, outras manifestações de desconforto são: o sono, a apatia e a recusa em comer. Mas deve passar logo, à medida que a criança percebe que é acolhida e compreendida.

A insegurança dos responsáveis também influencia na ansiedade da criança. Sendo assim, é muito importante que os familiares estejam tranquilos em relação ao Colégio, pois assim, conseguirão transmitir essa tranquilidade às crianças. Além disso, é de suma importância que, antes do início das aulas, os responsáveis tenham uma conversa com as crianças sobre a professora, os colegas, as brincadeiras e tudo de bom que encontrarão no Colégio.

No primeiro dia de aula, nada de colo. O responsável deverá trazer a criança caminhando e entregá-la à professora com segurança. É muito importante que encarem essa nova fase da vida de seus filhos de forma positiva, que proporcionará autonomia e amadurecimento a eles, e nunca, se sintam culpados como se estivessem os abandonando, pois isso dificultará esse momento para todos.

Vale lembrar que o período de adaptação é passageiro e que a parceria e a relação de confiança entre escola e família são essenciais para que o processo de socialização e de construção do conhecimento dos alunos ocorra de forma muito tranquila.

Fabíola Rodrigues

Coordenadora Pedagógica