O DESAFIO DO JOVEM NO ENSINO MÉDIO

Colégio MetaArtigos

Falar do jovem na atualidade é muito complexo. Direcionamos nosso olhar a partir da família e da escola, como principais instituições responsáveis pela formação da personalidade do jovem. Compreendemos a família como a primeira instituição na formação da personalidade do sujeito, pois é nela que incorporamos nossas primeiras concepções de mundo e de sujeito. E quando o jovem chega no Ensino Médio, muitas vezes, os responsáveis enfrentam muitas dificuldades para acompanhar os filhos no processo escolar, pois além do currículo apresentar maior números de disciplinas exige também um certo domínio de conhecimentos específicos. Sendo, muito importante nesta etapa, a colaboração dos responsáveis como podemos citar:
Valorizar as atividades escolares, como etapa de crescimento intelectual;
Observar e acompanhar a rotina das atividades;
Alertar sobre as responsabilidades que acompanham a autonomia;
Manter contato com a coordenação da escola para se informar sobre o desempenho do aluno;
Estabelecer uma boa parceria entre família e escola, pois esta relação fortalecerá tanto o trabalho dos professores que acompanham esses jovens, como orientação desenvolvida pelos responsáveis junto ao jovem.
O jovem também se encontra numa fase da vida caracterizada por uma série de transformações biológicas, psicológicas e sociais. As profundas transformações corporais, a maturação sexual e as alterações hormonais têm repercussões na sua autoimagem. A busca de autoafirmação e de construção de identidades marca a sua relação com o grupo que atua. Também é um período em que o jovem, ao buscar sua autonomia, adquire novas responsabilidades, desenvolve sua capacidade de julgamento e constrói novas formas de pensar relações familiares, com o grupo de colegas e com a própria sociedade.
“Muitas vezes, por ser aluno do Ensino Médio, os responsáveis acreditam que eles consigam administrar essa fase sozinhos, mas é o momento importante, da qual precisam dessa orientação”, relata a Coordenadora Pedagógica do Ensino Médio Andréa do Carmo Romão.
Para conhecer mais sobre as atividades desenvolvidas pelos profissionais do Colégio, acesse o portal www.colegiometa.com ou venham nos visitar. A Unidade I está situada na rua Hermínio Steffen, nº 96, Jardim Regina e a Unidade II, na Av. Cel. Antônio Estanislau do Amaral, nº 1541, Itaici.