META SARAU 2023 ENCANTA A COMUNIDADE ESCOLAR ENALTECENDO OS VALORES HUMANOS E A CULTURA DE PAZ

Noite memorável e repleta de expressividade tomou conta do CIAEI em Indaiatuba, na última segunda, dia 02, durante o aguardado evento do Colégio Meta, o “Meta Sarau: expressividade a gosto dos protagonistas”. O evento, resultante de um projeto didático iniciado em maio deste ano, foi um verdadeiro sucesso ao abordar de maneira criativa e envolvente a questão da violência na sociedade
atual, assim como as possíveis estratégias para combatê-la, promovendo a cultura de paz.

O eixo temático do referido projeto abordou a questão da violência presente na atualidade e os resultados da contrapartida do amor, afeto, respeito, da empatia e da solidariedade, elementos indispensáveis ao cultivo de uma cultura de paz. Os estudantes, como protagonistas da noite, tiveram
a oportunidade de escolher suas especialidades de acordo com seu gosto pessoal, criando um ambiente de motivação, liberdade e expressão artística.

As apresentações foram verdadeiros espetáculos de talento e criatividade. A plateia teve a oportunidade de apreciar danças emocionantes, performances musicais cativantes, expressões corporais carregadas de significado, e até mesmo música ao vivo que envolveu a todos. Além disso, as dramatizações trouxeram à tona questões profundas relacionadas à violência e à paz, enquanto uma encantadora exposição de artes visuais embelezava o saguão de entrada do teatro. Bullying, assédio moral, fake news, comunicação não violenta, good vibes, a construção histórica da violência, a paz, entre outros temas compuseram o espetáculo.

Os professores, que desempenharam um papel fundamental na preparação e orientação dos estudantes, também reservaram uma surpresa especial. Eles demonstraram sua expressividade e talento dramático, surpreendendo a todos com apresentação de abertura cativante, foram exemplos de engajamento, superação, cooperação e trabalho em equipe. Logo no início do espetáculo o canto da professora de Arte, Flávia Zambão, hipnotizou o público presente interpretando “A paz”, de Zizi Possi. A participação dos professores, como protagonistas, foi dedicada especialmente aos alunos e ao público presente, com a finalidade de compartilhar com eles o gosto pela expressividade criativa e o valor da humanidade.

O auge da noite foi o sentimento de pertencimento expresso nos olhares dos estudantes, que se sentiram valorizados e empoderados como protagonistas de suas próprias expressões artísticas. A interação entre estudantes, professores e público criou um ambiente de aprendizado colaborativo e celebração da criatividade.

Assim, o Meta Sarau 2023 traduziu-se em momentos especiais e extremamente gratificantes. A expressividade, o talento e a dedicação dos estudantes brilharam intensamente, tornando este evento personalizado, inesquecível e promotor de reflexões importantes acerca da violência, com a meta de inspirar a busca incessante por uma cultura de paz.