IMPLEMENTAÇÃO DO GRÊMIO ESTUDANTIL : UMA EXPERIÊNCIA TRANSFORMADORA

Em meio aos desafios da educação, surgem iniciativas inspiradoras que buscam promover a participação e o engajamento dos estudantes no ambiente escolar. Uma dessas experiências foi vivida pelo Professor Lucas Mendes (Filosofia e Sociologia), no Colégio Meta, ao executar seu projeto do Itinerário Formativo O Direito nas trajetórias de vida pessoal, acadêmica e profissional, cujo produto final foi a implementação do Grêmio Estudantil. Estimulado pela Professora Djanira Temporin (Química), que acompanhou todo
esse movimento, submeteu um resumo para o X Congresso Nacional de Educação em Fortaleza, sobre essa relevante experiência.

O resumo foi aprovado e o artigo completo sobre o tema está em desenvolvimento e poderá ser publicado em formato de E-book, após a submissão e avaliação do evento. O prazo estabelecido para a submissão do artigo é até 21 de outubro, proporcionando tempo para reflexão e aprofundamento do conteúdo. Caso o artigo seja aceito e publicado, a Biblioteca do Colégio Meta receberá uma via encadernada, tornando a experiência acessível a toda comunidade escolar.

De acordo com o professor Lucas, a implementação do Grêmio Estudantil na escola não apenas proporcionou uma nova dinâmica ao ambiente escolar, mas também estimulou o protagonismo dos alunos, permitindo que eles se envolvessem ativamente na gestão e organização de atividades extracurriculares. Além disso, o Grêmio Estudantil abriu espaço para o debate de ideias, o desenvolvimento de habilidades de liderança e a promoção da democracia participativa entre os estudantes.

Entre os desafios enfrentados durante a implementação, destacam-se a necessidade de articulação com a direção da escola, a mobilização dos alunos e a organização de atividades que atendam às demandas e interesses da comunidade estudantil. No entanto, os resultados positivos alcançados demonstram o potencial transformador do envolvimento dos estudantes na vida escolar.

O artigo que os professores estão preparando promete proporcionar oportunidades a outras instituições de ensino que desejam promover a participação estudantil e fortalecer a democracia escolar. Ao compartilharem sua experiência, eles contribuem para o enriquecimento do debate sobre educação e para o fortalecimento do papel dos estudantes como agentes de mudança em suas comunidades.

Se o artigo for publicado, certamente inspirará outras escolas a investirem na participação e no protagonismo dos estudantes em suas jornadas educacionais.