FOI REALIZADO MAIS UM ENCONTRO LIV NO COLÉGIO META

O LIV, Laboratório Inteligência de Vida, chegou no Colégio Meta em 2021 e, desde então, passou a encantar a comunidade escolar , se consolidando com um programa para o desenvolvimento das habilidades socioemocionais harmonizado com a inovadora proposta pedagógica da escola, de essência humanista.

Os estudantes dispõem de um tempo de aula semanal destinado exclusivamente ao desenvolvimento do programa, mas o LIV está presente em todas as aulas e todos os setores que integram a rotina escolar.

Para além dos estudantes, é imprescindível que todos os envolvidos na dinâmica escolar se transformem em indivíduos que sentem, incluindo as famílias. Por isso, anualmente são propostos vários encontros de formação para professores, famílias e equipe escolar como um todo, abordando diversos temas relevantes.  De forma articulada, essa engrenagem vem trazendo resultados cada vez mais bem sucedidos, principalmente no sentido de resgatar o autoconhecimento, respeito, a humanidade, autorregulação, percepção do outro e empatia, em tempos de extremo individualismo social.

Na quarta, 26 de abril, o Psicólogo e consultor pedagógico LIV, Jeferson Florêncio, esteve com professores, coordenadores, monitores, inspetores de alunos e auxiliares de turma, para falar sobre “O QUE SAÚDE E ESCOLA TÊM EM COMUM”. Ao chegar, Jeferson foi carinhosamente acolhido pela equipe e coordenação e direção pedagógica. O auditório onde ocorreu o encontro foi especialmente preparado para essa abordagem. Foi a segunda palestra proferida por Jeferson no Colégio Meta, a primeira por ocasião do SETEMBRO AMARELO DE 2022, direcionada às famílias e muito bem sucedida.

Durante a abordagem, os presentes aprenderam sobre a importância do autocuidado para poder cuidar de outros, assim como da parceria entre escola e famílias, incluindo a preocupação com o socioemocional dos pais, ou responsáveis.

Ao encerrar sua intervenção, Jeferson reafirmou que o afeto e a unidade entre família e escola são as únicas alternativas que temos para transformar contextos violentos em contextos pacíficos. Foi mesmo uma noite focada e marcada por reflexões essenciais para a construção de novos saberes, habilidades e competências condizentes com as demandas educacionais atuais.

Para Jeferson Florêncio, “é sempre motivo de felicidade estar no Colégio Meta, porque desde a primeira vez que aqui estive, pude constatar que esta é verdadeiramente uma escola que sente”.

Um notável desdobramento desse encontro foi a sensibilização , capaz de mobilizar ações concretas junto às crianças e jovens, que contribuam para cultivar a boa saúde de todos.