ESTUDANTES DO COLÉGIO META DEBATEM DOM CASMURRO

Os estudantes da segunda série do Ensino Médio se reuniram para discutir o clássico literário brasileiro, Dom Casmurro. A iniciativa, proposta nas aulas de Literatura da professora Juliana de Oliveira Taliuli, demonstrou o compromisso da escola em promover a leitura crítica e a troca de ideias entre os jovens.

O livro, escrito por Machado de Assis, é uma das obras mais estudadas na literatura brasileira. Conta a história do ciumento Bentinho e seu suposto casamento com Capitu, explorando questões de amor, traição e manipulação. Os estudantes mergulharam nas páginas da obra, analisando os personagens e os complexos relacionamentos apresentados.

O debate aconteceu no auditório do Colégio e foi conduzido de forma democrática, de modo que cada jovem pôde expressar suas opiniões e argumentos sobre o livro. A professora Juliana estimulou os estudantes a se aprofundarem na leitura, buscando detalhes sutis e contextos históricos que poderiam afetar a interpretação da obra.

Os alunos demonstraram engajamento com o livro e a literatura em geral. As opiniões variaram, desde os que enxergavam Bentinho como um herói trágico até aqueles que consideravam Capitu a personagem mais intrigante. As discussões também abordaram a construção da narrativa, os símbolos utilizados por Machado de Assis e o papel da sociedade da época na trama.

Um dos aspectos mais relevantes foi a maneira como os estudantes se relacionaram com os personagens. Eles não apenas analisaram os personagens a partir de uma perspectiva literária, mas também os compararam a situações da vida real, relacionando as complexidades dos relacionamentos de Dom Casmurro com suas próprias experiências.

A diversidade de opiniões e interpretações demonstrou a riqueza da obra de Machado de Assis e revelou que a literatura é uma poderosa ferramenta para estimular o pensamento crítico e a empatia. Os argumentos apresentados não apenas enriqueceram a compreensão do livro, mas também cultivaram o respeito aos diversos pontos de vista.

A professora Juliana expressou sua satisfação com o envolvimento de seus alunos com o livro.
Ela ressaltou a importância de preparar os jovens para superar os desafios intelectuais que encontrarão ao longo de suas vidas. Em um mundo onde as distrações tecnológicas muitas vezes competem com a literatura, é inspirador ver jovens mergulhando nas páginas de um clássico literário e celebrando a literatura, o pensamento crítico e a capacidade dos jovens se envolverem em discussões profundas e significativas.