ESTUDANTE DO COLÉGIO META CONQUISTA TROFÉU NA OBS 2023

O Colégio META participa de diversas olimpíadas e concursos externos, promovidos por organizações nacionais e internacionais, os quais ocorrem em diferentes períodos do ano letivo. A meta é estimular e valorizar cada vez mais a participação dos estudantes nessas avaliações externas, de acordo com as áreas de afinidade dos mesmos. Por isso, é imprescindível promover a divulgação e realizar as inscrições das crianças e jovens em olimpíadas e concursos das diferentes áreas do saber.
Os resultados costumam ser apenas consequência. Para além de vencer, é importante que os estudantes desenvolvam habilidades, participem de forma prazerosa e comprometida, respeitem seus próprios limites e os limites de seus colegas. Certamente, eles saem dessas atividades muito melhores, amadurecidos, conhecedores e fortificados.
Um desses concursos, a Olimpíada Brasileira do Saber (OBS) é uma competição multidisciplinar que propõe desafios visando estimular o interesse dos estudantes pela Matemática e suas Tecnologias, Língua Estrangeira e Ciências da Natureza, exigindo a capacidade de análise e interpretação das disciplinas envolvidas de modo integrado.
A competição é composta por três fases, envolvendo saberes Matemáticos, de Raciocínio Lógico, Ciências da Natureza, Atualidades, Robótica e Comunicação em Língua Inglesa. Na terceira e última fase, uma equipe restrita, composta pelos classificados selecionados pela escola, se alocam em hotel, onde são reunidas equipes de vários Colégios. Esse último desafio é composto por 125 questões objetivas de Matemática, Ciências da Natureza e Lógica; Quiz formado por questões aleatórias, em língua estrangeira; prova de habilidades, competição de barco, desafios envolvendo atualidades, debate em inglês e competição de robótica.
No início de julho, duas equipes formadas por estudantes do Ensino Médio, das Unidades I e II, embarcaram para Serra Negra para disputarem a 3ª fase da VIII Olimpíada Brasileira do Saber, acompanhados pelos professores Camila, da Global Classroom, e Javes, de Física. Esse evento envolve
cerca de 200 mil participantes de diversas escolas. O cronograma inclui show de talentos, prova de robótica e, por fim, uma cerimônia especial de encerramento com entrega de medalhas e troféus.
Nathan, estudante da 3ª série do Ensino Médio da Unidade Itaici e também da Global Classroom, ficou em terceiro lugar no debate e ganhou um merecido troféu. A proposta era que, diante de um problema social apresentado, os participantes defendessem uma tese em Língua Inglesa, enquanto respondiam às perguntas do público e eram avaliados por um júri.
A participação e o prêmio demonstram não apenas a competência de refletir sobre o problema, mas também de argumentar de forma articulada em um segundo idioma.