Educar é para a vida

Colégio MetaArtigos

Educar é para a vida! Será mesmo?!? Acreditamos, aqui no Colégio Meta, que educar seja a própria vida. Vida esta, repleta de relações sociais dinâmicas travadas em nosso cotidiano com o outro. Então o mais próximo do ideal seria educar na vida as novas gerações, pois é no embate diário que a aprendizagem ocorre, seja no âmbito da família ou da escola.
Pensando dessa forma, podemos afirmar que a educação é uma responsabilidade de todos nós cidadãos. Não é uma tarefa exclusiva da escola. Não podemos ser responsabilizados ou cobrados por todos os acertos ou erros de um aprendiz. Mas somos, sim, escola e família co-responsáveis no processo de ensino e de aprendizagem, cujo ator principal é o aluno.
Cada um tem de assumir a parte que lhe cabe para poder sustentar a educação das novas gerações. Assim, o Colégio toma para si a responsabilidade de mediar o conhecimento produzido pelas gerações ao longo da história humana para os mais novos. Seu dever está circunscrito ao âmbito da construção do conhecimento acadêmico e, precisa lançar mão de instrumentos variados a fim de atender os alunos em suas multidimensões, considerando-os em sua integralidade.
A família é uma das instituições sociais mais importantes na educação de um ser humano. É aquela que acompanhará o ser desde o seu nascimento, conduzindo-o pelo caminho da vida. Através do qual, ele conformará seu caráter, valores, princípios, que serão os eixos condutores de todas as ações que tiver em sociedade. Os hábitos desenvolvidos no seio familiar serão aqueles que darão qualidade ou não à vida escolar e social do aprendiz. A escola tem responsabilidade na orientação sobre como se organizar, como estudar, como lidar com as diversas áreas do conhecimento ao mesmo tempo, porém, é com o auxilio da família que esses hábitos se tornarão concretos e assertivos na vida de cada aluno.
E, finalmente, o sujeito mais importante desse processo: o próprio aluno. Ele é o protagonista de todas as cenas de sua vida e, por isso mesmo, não pode ser negligenciado nem pela escola, nem pela família. O aprendizado ocorrerá quando a criança/adolescente for o sujeito do processo de construção do se próprio conhecimento. O fazer é de responsabilidade do aluno, não da família ou dos professores. Não podemos fazer por ele. Nunca! Ele deve estudar, ler, sintetizar, resumir, relacionar, calcular, criticar, refazer, refletir… Claro que somos todos coadjuvantes nessa rotina. Podemos indicar caminhos, mostrar instrumentos, auxiliar nas reflexões, orientar os estudos, cobrar resultados, organizar a agenda de atividades extras e muito mais. Mas estudar é com eles!
A família e o Colégio, conhecedores de seus limites e de suas possibilidades, constituem-se como um núcleo de extrema importância no processo de apropriação do acervo cultural deixado como herança às novas gerações. Não podemos, portanto, nos omitir como mediadores na vida dessas crianças e jovens, pois, a educação só acontece a 6 mãos!