CONEXÃO E EMOÇÃO NA SOLENIDADE DE FORMATURA DO PROERD DO COLÉGIO META

O Proerd (Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência) é desenvolvido em mais de 58 países, com a meta de manter as crianças longe das drogas. O programa promove curso de quatro meses, ministrado por policiais militares voluntários e capacitados pedagogicamente, em parceria com pais, professores, estudantes e comunidades. Com ênfase na prevenção ao uso de drogas, as aulas mostram ao estudante como se manter longe de más companhias, evitar a violência, resistir às pressões diretas ou indiretas e a acionar os pais, ou responsáveis, sempre que necessário.
O público alvo são estudantes do quinto ano do ensino fundamental das redes pública e particular, em ações formativas e preventivas que visam muni-los de informações e neles desenvolver as habilidades necessárias para viver de maneira saudável, sem drogas e violência.
Há tempos, o programa é aplicado com sucesso no Colégio Meta, nas turmas do 5° ano do Ensino Fundamental (anos iniciais) e do 7° ano do Ensino Fundamental (anos finais). Os conteúdos, previamente planejados e preparados para cada série, são aplicados continuamente por meio de aulas dinâmicas, interativas, no próprio ambiente escolar e com o acompanhamento dos professores da escola.
Desde o início da pandemia, a aplicação do programa foi interrompida e as atividades regulares só foram retomadas no início deste ano de 2022. O PROERD conecta-se ao projeto pedagógico do Colégio, uma vez que sua finalidade também está centrada no pleno desenvolvimento do estudante e no seu preparo para o exercício da cidadania. O conjunto de ações atinge toda comunidade escolar e, de forma especial, os pais e responsáveis, na medida em que promove reflexões acerca da importância da família como ambiente inicial da prevenção.
O trabalho, voltado aos estudantes do 5o ano do Ensino Fundamental (anos iniciais), neste semestre, mobilizou as crianças e o entusiasmo preencheu todas as aulas ministradas pelo Cabo João. O tempo passou tão rápido para elas que, de repente, já era hora da formatura!
A solenidade oficial de formatura aconteceu na noite do dia 27 de junho, nas dependências do Colégio Meta, unidade Jardim Regina. Os familiares foram acolhidos com afeto e muito calor humano, característicos dessa equipe escolar. O ambiente foi cuidadosamente decorado para receber os representantes da Polícia Militar de Indaiatuba, as famílias e seus convidados e, é claro, os principais protagonistas dessa história, os formandos.
Durante o evento, o brilho de duas atrações contagiou o público presente. A primeira foi a belíssima apresentação da pequena Anny, na Lira, representando o Vidart. Foi um verdadeiro show de talento que emocionou a todos! A segunda atração foi a tão esperada visita do Leãozinho do PROERD, que movimentou as crianças, a plateia e todas as autoridades presentes, com muita interação e diversão.
A equipe escolar manifestou que o Proerd representa um dos principais instrumentos para a integração da comunidade escolar no processo educacional, no qual o diálogo torna-se ferramenta prioritária para a melhoria da qualidade de vida das crianças e jovens em formação.
O primeiro semestre vai chegando ao fim com gostinho de quero mais e já criando expectativas nas turmas do 7° ano do Ensino Fundamental (anos finais), afinal, serão eles os privilegiados do segundo semestre letivo.