Como se preparar para o Vestibular

Colégio MetaArtigos

Carreira, profissão, sonhos, metas, vocação… Questionamentos que acompanham o estudante na hora de escolher uma profissão.

O período pré-vestibular faz parte desses questionamentos e é um grande desafio, não só para o estudante, mas também para seus familiares. Esta “pode ser uma boa oportunidade para crescer em vários aspectos que ajudarão os jovens a enfrentar o futuro”, explica a psicopedagoga Evelise Portilho, professora da PUCPR.

Pensando nisso, o Colégio Meta preparou algumas dicas para que o jovem estudante possa alcançar a tão almejada aprovação.

– Dedique um tempo de estudo diário – estabeleça critérios de disciplinas de tal forma, que todas sejam estudadas.

– Não deixe de lado as atividades sociais e de lazer – estas ajudam a deixar a cabeça tranquila para os estudos.

– Leia todos os livros obrigatórios durante o ano – não deixe acumular tudo para os dias próximos ao vestibular.

– Mantenha-se informado lendo revistas e jornais diários – os temas da atualidade costumam cair em redações e questões dos vestibulares.

– Não deixe dúvidas passar em branco – esclareça-as com o seu professor.

– Estude a matéria em casa no mesmo dia em que você a estudou na escola – especialistas dizem que é a melhor forma de assimilar e garantir o aprendizado.

– Durma bem – é durante o sono que o cérebro processa e assimila tudo que foi aprendido durante o dia.

– Realize testes práticos – faça simulados, responda questões sobre diferentes assuntos, explore a variedade no formato das questões (múltipla escolha, preencha a lacuna, dissertativas, entre outras).

– Misture diferentes matérias em uma mesma sessão de estudos.

– Acredite em sua capacidade – estude o máximo que puder e tenha muita garra e determinação.

– Jamais perca o foco – vibre com tudo que aprender.

Passar no vestibular é uma tarefa difícil e trabalhosa. Mas com tranquilidade pode se tornar mais fácil. Nada de exagerar, não adianta estudar 20h por dia. Controlar a ansiedade sobre a situação é a chave para um melhor aproveitamento da adrenalina que pode ajudar no processo competitivo.

“Prepare-se e não se esqueça de que faltam apenas 4 meses para o ENEM, grande oportunidade de obter classificação para disputar  uma vaga em algumas das Universidades mais concorridas do país”, lembra a Coordenadora Pedagógica do Ensino Médio da Unidade II do Colégio Meta, Mara Cristina Assalin.