Colegio Meta

Colégio Meta e a Chegada ao 6º ano!

A transição do 5° para o 6° Ano do Ensino Fundamental é muito importante na vida dos alunos. Nesse momento, o sentimento que prevalece, especialmente nos primeiros dias, é a insegurança, a incerteza e o medo em relação ao novo. Isto é muito natural. Afinal, o novo segmento traz uma lista considerável de desafios quando comparado ao anterior, permeado por transições que não só dizem respeito à vida escolar propriamente dita. Muitos professores, novas disciplinas, conteúdos mais complexos e aprofundados, transformações físicas, pré-adolescência e para alguns, um novo Colégio. Os pais, neste momento, precisam assumir o papel de ajudantes importantes, ajudando e apoiando este novo caminho de conquista de autonomia. Não é simples encontrar o equilíbrio entre dar autonomia e, ao mesmo tempo, estar por perto e acompanhar a vida escolar. Professores relatam que até mães atuantes no Ensino Fundamental I costumam “sumir” com a passagem para o 6º Ano, o que é um erro. Os pais devem participar das reuniões, conhecer os professores e perguntar para o aluno, realmente interessados, como foi a aula, o que foi ensinado e o que ela achou de mais interessante em seu dia. Faz-se necessário um maior acompanhamento dos pais em relação a organização. Auxiliar na conferência do dia escolar, conferir com eles o material a ser levado para a escola, os dias e conteúdos a serem estudados para as avaliações e o auxílio também nos trabalhos e pesquisas. Eles precisam de muito apoio e sentir que não estão sozinhos, pois, com certeza, são capazes de completar mais esta etapa com excelência.

O Colégio META, pensando em toda esta fase de transição, prepara os alunos desde o 5º Ano com palestras e diversas dinâmicas, para que este período seja tranquilo e o menos traumático possível. O Colégio também atende os 6ºs Anos de forma diferenciada e faz questão de atender aos pais, sanando suas dúvidas e inseguranças, onde passarão toda esta tranquilidade e segurança para seus filhos.

Para conhecer mais sobre as atividades desenvolvidas pelos profissionais do Colégio, acesse o portal www.colegiometa.com ou venham nos visitar. A Unidade I está situada na Rua Hermínio Steffen, nº 96, Jardim Regina e a Unidade II, na Av. Cel. Antônio Estanislau do Amaral, nº 1541, Itaici.

Jessamine Franz

Coordenadora Pedagógica – Ensino Fundamental II