COLÉGIO META CONSTRÓI UM NOVO ENREDO PARA O PERÍODO DE PROVAS

Neste período, grande parte das escolas entram em semana de provas, a primeira semana de provas de um ano letivo recém iniciado. Muito se tem refletido sobre essa prática e os mais recentes estudos revelam que aplicar provas, principalmente sem orientação, é ineficiente para o processo de aprendizagem. Além disso, os paradigmas educacionais, comumente de difícil ruptura, acabam utilizando os resultados dos estudantes nas provas para gerar classificação e, consequentemente, competição, duas situações pouco adequadas para crianças e jovens em formação.
O Colégio Meta sustenta sua proposta pedagógica na formação integral e, portanto, adota a avaliação formativa. Vários instrumentos avaliativos são aplicados por professores das diversas disciplinas em suas próprias aulas e ao longo das unidades letivas. No fim do bimestre, as provas são aplicadas, sistematizando os principais objetos de conhecimento trabalhados. Ambas as etapas avaliativas possuem o mesmo grau de importância e peso, compreendendo-se o desempenho nas provas como consequência de um aproveitamento processual qualitativo.
Mas, mesmo assim, fazer provas sempre gera tensão e ansiedade. Por isso, a equipe escolar entendeu ser importante e necessário agir para mudar esse enredo. Enfrentar desafios, vencer a tensão e a ansiedade não é tarefa fácil nem ao menos entre os adultos, imaginem entre os estudantes em formação! O alicerce da construção desse novo enredo foi valorizar a motivação, autoestima e autoconfiança nas crianças e jovens, pois isso é pré-requisito para encarar desafios.

O Colégio foi cuidadosamente preenchido por frases motivacionais, surpreendendo os estudantes, principalmente os que realizaram o primeiro simulado do ano no último sábado, jovens da primeira e segunda séries do Ensino Médio. Os sorrisos e os olhares revelaram que eles gostaram da surpresa, se sentiram valorizados, apoiados, mais leves para realizar as provas.
Para o segundo bimestre, outras surpresas estão previstas, mas o Colégio Meta só as revelará oportunamente. Por ora, fica a expectativa em relação aos resultados dessa ação, expressos no aproveitamento dos estudantes nesta segunda etapa avaliativa do primeiro bimestre letivo.
Para a equipe escolar, o sucesso depende da aprendizagem qualitativa, aquela que não é treineira, mas fica para além das provas e do esquecimento, mesmo que seja preciso um pouco mais de tempo para acessar os saberes não usados com tanta frequência.