CHEGA O DIA DE INICIAR UM NOVO E HARMONIOSO ENREDO NO COLÉGIO META

O dia 30 de janeiro marca o início das aulas no Colégio Meta. Bem cedinho, a equipe escolar cuidava dos ultimos preparativos para recepcionar os estudantes, afinal, não basta estar tudo bem limpo e organizado, é preciso que os ambientes estejam bonitos e acolhedores. Nas entradas, as bexigas coloridas já anunciavam o clima de alegria e descontração que se espalhava por todos os espaços da escola.

As crianças e jovens foram chegando aos poucos, alguns sorridentes, outros sonolentos porque não é nada fácil sair da rotina das férias e do lazer para enfrentar a rotina escolar, do trabalho e das responsabilidades.

Os professores, um dos principais grupos de atores dos processos de ensino e aprendizagem estavam empolgados com o retorno de seus alunos, manifestavam em suas expressões extrema alegria. Mas, mantiveram a tranquilidade necessária para garantir a leveza que qualquer primeiro dia de aula requer.

Nas salas de aula, os estudantes tiveram a oportunidade de se apresentar, compartilhar histórias e expectativas, esclarecer dúvidas e participar de diversas dinâmicas integradoras. Vencido o primeiro desafio, hora de iniciar o trabalho, resgatando conhecimentos prévios necessários ao desenvolvimento dos novos conteúdos, de forma contextualizada e significativa.

A grande expectativa se instalou no Ensino Médio, o NOVO ENSINO MÉDIO do Colégio, implantado gradativamente desde 2021, assume em 2023 estrutura inédita, recheada de saberes aplicados por meio dos itinerários formativos específicos e integrados. A proposta inclui a permanência dos estudantes no período oposto ao das aulas regulares, cursando o que escolheram estudar, o que se traduz em envolvimento efetivo e ganhos extraordinários na formação desses jovens. Essa inserção à rotina semi-integral também está acontecendo aos poucos, em pequenas doses durante esta primeira semana. A partir de 6 de fevereiro, será cumprida a rotina integral.

São muitas novidades sendo compartilhadas com os estudantes e suas famílias calmamente, com muita habilidade, cuidado importantíssimo para não gerar rupturas e conflitos. Em meio a tudo isso, a ELEVA EDUCAÇÃO, nova parceira do Colégio Meta no material didático a partir deste ano, já agradou as famílias com a sua proposta criativa e antenada às demandas da atualidade.

No Ensino Fundamental anos finais, a parceria com a VIAMAKER também é novidade, pois agora, a proposta Prodigius entra em cena e promete ser muito eficaz no desenvolvimento do pensamento computacional.

2023 certamente será um ano letivo diferenciado nessa tradicional escola de Educação Básica de Indaiatuba, verdadeiramente comprometida com o sucesso e a felicidade de seus estudantes, sempre em estreita parceria com as famílias.