AQUI NO COLÉGIO META, A LEITURA NÃO TIRA FÉRIAS

Colégio MetaArtigosComentar

O hábito da leitura proporciona aos jovens diversos benefícios, entre eles, o desenvolvimento da criatividade, através do contato com diferentes histórias, o aprimoramento das habilidades linguísticas, o estímulo à memória e outras funções cerebrais, ampliação do conhecimento do mundo que as cerca e das pessoas que nele habitam fazendo criar a empatia em seu coração, além de ser um ótimo passatempo.
A “Era Digital” trouxe muitos benefícios a todos, mas também, muitos desafios. Ao longo do tempo, o conceito de leitura vem se modificando. Novas formas de pensar, de agir e de se comunicar são introduzidas como hábitos corriqueiros. A cada dia, as pessoas são desafiadas nas mais diversas situações em que é preciso usar a competência de leitor, não somente em textos escritos, mas, sobretudo compreender o mundo que o cerca, ler a própria vida e nela ser protagonista.
Essa nova realidade coloca desafios à educação. Os jovens de hoje são imediatistas e, normalmente, aproveitam as facilidades que os recursos tecnológicos oferecem. A leitura digital, os resumos facilmente encontrados na internet, muitas vezes, substituem os livros, é por isso que hábito da leitura precisa ser instigado. Para isso, novas metodologias, novas estratégias devem ser postas em prática a fim de incentivar a formação de leitores.
Tendo em mente, todos esses benefícios promovidos pela leitura e os desafios da “Nova Era”, o Colégio Meta promove diversos projetos de leitura afim de promover e incentivar esse hábito essencial e transformador.
Nestas férias de julho, as turmas do Ensino Fundamental II, do 6º ao 9º Ano, participaram de um DESAFIO DE LEITURA NAS FÉRIAS, afinal, “NÃO EXISTE CONHECIMENTO SEM UMA BOA BAGAGEM DE LEITURA”.
Os alunos foram desafiados a ler o livro paradidático do 3º bimestre, de cada turma e mais um livro escolhido no acervo das Bibliotecas do Colégio. A professora responsável pelo projeto Andréa Machado, estipulou uma meta diária de páginas a serem lidas ao longo das férias, dividindo o número de páginas do livro pelo número de dias de férias, com arredondamento para cima. A leitura deveria ser iniciada no primeiro dia e finalizada no último dia de férias. O fechamento do projeto será realizado em agosto, no retorno das aulas, através de dinâmicas de leitura.
A semente plantada nesses estudantes dará bons frutos!!! Esses jovens, certamente, serão afetados por essas histórias lidas nos livros, pois a leitura é uma das formas de conexão mais profundas e poderosas que existem, porque tem a capacidade de transformar quem lê.
E você, já leu hoje???