1ª AÇÃO EXTERNA DO COLÉGIO, NO SETEMBRO AMARELO, REVELA COMPROMISSO COM A EDUCAÇÃO INTEGRAL

No último sábado, dia 24 de setembro, o Colégio Meta abriu a semana de intervenções internas e externas, voltadas à essência do SETEMBRO AMARELO, tendo como ponto de partida a saúde mental. O bate papo presencial com as famílias dos estudantes, conduzido pelo consultor pedagógico do LIV (Laboratório Inteligência de Vida) e Psicólogo, Jeferson Florêncio, abordou o tema “Saúde mental e setembro amarelo: a família em foco”. Foi uma manhã acolhedora, integradora e energizante!
Para chegar no auditório onde ocorreu o evento, os convidados percorreram uma verdadeira instalação artística, fruto dos trabalhos desenvolvidos durante este mês com os estudantes, que gerou belas e criativas produções. O Colégio estava agradável e encantadoramente amarelo.
Após reflexões dinâmicas e interativas, os professores Renan Gomes (LIV) e Estela Fassa (Inglês), assumiram a condução, proporcionando aos presentes a vivência de uma aula de Educação Socioemocional, nos mesmos moldes em que são ministradas as aulas LIV para os seus filhos. Teve filme, música, relaxamento, dinâmicas interativas e até sorteio de brindes, tudo isso em clima de harmonia e felicidade. As famílias interagiram bastante e libertaram sentimentos que se converteram em emoções.
Uma boa forma de combater a depressão, a ansiedade e o suicídio entre as crianças e jovens é manter a conexão com a escola, sobretudo se esta compreende a sua função social e se dispõe a preparar momentos como esse, direcionados às famílias. Não há educação qualitativa e integral, se família e escola não estiverem conectadas. Por isso, os que estiveram presentes demonstram já ter compreendido isso e merecem congratulações, lembrando que os filhos são extremamente preciosos.
Infelizmente, nem todas já compreenderam que o Colégio verdadeiramente se mobiliza para melhor atendê-los, a partir de demandas que eles mesmos apresentam e que são identificadas nos diversos atendimentos feitos às famílias, ao longo de cada ano letivo.
Contudo, a equipe escolar persiste, pois é convicta de que, para formar integralmente, a parceria com as famílias é imprescindível e precisa ser cultivada, estimulada. Esse é mais um desafio assumido pelo Colégio Meta, transformar também os pais, ou responsáveis, para fazer sempre mais e melhor por suas crianças e jovens.
Paralelamente à agenda agitada da última semana do SETEMBRO AMARELO, preenchida por outras mobilizações internas e externas à escola, outro momento elucidador para os pais está em andamento, desta vez com o Médico Psiquiatra Dr. Laerte Perez, que abordará o tema “Saúde, sexualidade e prevenção”, uma abordagem científica e reveladora, fundamental para prevenir possíveis conflitos, bem
característicos da atualidade.