Conscientização e Prevenção ao Uso de Drogas

Colégio MetaNotícias

O consumo de drogas cresce consideravelmente a cada dia, pois ela não escolhe religião ou nível social. Está presente em todos os lugares e é realidade desde muito tempo. Esse aumento pode ser atribuído a vários fatores, principalmente ao que se refere na forma em que é transmitida a informação sobre a droga em que se recebe. A prevenção do uso indevido de drogas é fundamental para a sensibilização sobre os riscos e os perigos causados por elas. As ações de prevenção ao uso de drogas nas escolas não deveriam ser isoladas ou tratadas fora do contexto de uma prática pedagógica.

O papel da escola é de formar cidadãos participativos e capazes de analisar o que é bom ou não para si, de fazer suas escolhas e de refletir se isso afetará ou não a vida de outras pessoas. Por isso tal assunto não foge do contexto escolar. Trabalhar formas de prevenção nas escolas ao se tratar de assuntos relacionados às drogas (licitas/ilícitas), de uma maneira que venha a contribuir com informações necessárias a serem passadas aos nossos alunos, instituição e sociedade em si; é uma maneira de sensibilizá-los em um ambiente próprio.

Falar sobre drogas é sempre delicado. Geralmente as discussões são infladas por juízos de valor, pré-julgamentos ou preconceitos que nos levam a perceber a problemática sem, no entanto, conseguirmos dominá-la eficientemente. E essa temática deve ser adequadamente debatida e trabalhada no ambiente escolar, para que tenhamos condições de enfrentar este problema de modo a preveni-lo, promovendo a saúde de todos os sujeitos que vivenciam o dia a dia escolar, sejam educadores, colaboradores, alunos ou familiares.

O uso de drogas psicotrópicas é encontrado em diferentes civilizações e, desde a história antiga, há relatos de consumo em contexto religiosos, rituais, festas ou celebrações. Podemos, sem sombra de dúvida, que drogas e cultura sempre andaram juntas, O que muda, ao longo dos diversos momentos históricos, são as questões conceituais entre, por exemplo, o que é lícito e o que é ilícito, quais drogas serão toleráveis socialmente e quais não.

Pensando nessa temática, o Colégio Meta, em parceria com o Proerd ofereceu aos seus alunos uma palestra sobre a conscientização e prevenção ao uso de drogas. A palestra foi ministrada pelo Cabo PM Matheus, que é um dos instrutores do programa Proerd.

O Proerd é um programa eminentemente preventivo, estratégico e tem como objetivo principal educar o jovem em sei meio natural, a escola, com o auxílio de policiais fardados e professores. Dá ênfase especial aos efeitos das drogas, ensinando as habilidades necessárias e motivação para manter-se longe desse mal.

Para conhecer mais sobre o COLÉGIO META, visite uma de suas unidades: Unidade I, no Jardim Regina, Unidade II, Itaici ou visite o portal www.colegiometa.com.